RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar a influência dos modelos mentais no processo de mudança e no desempenho organizacional, bem como auxiliar a organização e gestores nas tomadas de decisões e planejamento de negócios.
A eficiência da utilização dos mapas mentais no dia a dia, mostra que é possível mudar hábitos e conceitos através do aprendizado dos modelos
mentais proporcionando o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
1. INTRODUÇÃO De acordo com Wallace D. Wattles - “Existem três motivos para a nossa existência. Vivemos para o corpo, para a mente e para a alma”. “Sabemos que a vida real significa a expressão completa de tudo o que o homem pode transmitir por meio do corpo, da mente e da alma”.
Esse conjunto de transmissões que o homem produz, de acordo com a visão filosófica de Rohden, advém da capacidade de perceber relações,montar imagens dessas relações e com elas fixar leis que irão orientar o homem em seu viver, e estas por seu turno são classificadas como modelos mentais.
Nesta esteira é importante lembrar que ninguém é igual a ninguém, e neste mesmo sentido, dificilmente se encontrará modelos mentais semelhantes.
De acordo com o artigo apresentado “o modelo mental é a base que cria as atitudes da pessoa diante da vida e faz com que uma pessoa desencadeie um processo que gere os resultados em sua vida, sejam eles positivos ou não”.
Os modelos mentais representam para os homens o seu norte, o seu caminho a seguir, pois é o próprio homem que constrói este caminho, tendo o livre arbítrio para mudá-lo ou adaptá-lo da melhor forma.
A este processo damos o nome de tomada de decisão, aonde o homem por meio de uma leitura de vários ambientes consegue identificar as ameaças e as oportunidades que o cercam, e com base nesta avaliação, elabore e programe estratégias e ações que o possibilite alcançar os objetivos traçados.
Ainda no âmbito do artigo apresentado (apud) Senge (1999), “são os modelos mentais de cada indivíduo que definem sua maneira de perceber o mundo e o que está ocorrendo ao seu redor, ou seja, definem como ele pensa e age”.
2. DESENVOLVIMENTO Perfil de Modelo Mental
Ômar Souki em sua obra Sua Paixão é a Sua Força, aborda de forma absolutamente inteligente questões relacionadas a grandes gênios empresariais.
Sob este enfoque o autor conceitua que: “Gênios empresariais são pessoas que desenvolvem um alto grau de liderança nos negócios.
Estabelecem padrões elevados para suas empresas e para o seu ramo de negócios.
Os gênios empresários possuem características fundamentais que são:
a) Iniciativa, a pessoa com iniciativa não espera acontecer, ela faz acontecer.
b) Missão impossível, os gênios se propõem a realizar coisas praticamente impossíveis.
c) Criatividade, é preciso inovar para conseguir resultados diferenciados.
Não é necessário fazer algo totalmente novo, mas é importante dar colorações distintas a produtos e serviços já conhecidos.
d) Comunicação, o ser humano pode fazer muito sozinho, porém quando trabalha em equipe é capaz de realizar muito mais.
O trabalho em equipe depende da comunicação.
Os gênios empresariais conseguem aglutinar pessoas para o trabalho direcionado para a conquista de metas elevadas.
e) Ação eficaz, é o habito de fazer as coisas mais importantes em primeiro lugar.
f) Energia infinita está ligada ao entusiasmo com que se entrega aos negócios.
g) Congruência está relacionada com a capacidade de pensar, falar e agir na mesma direção, é a concentração do foco mental na harmonia de ações.
Estas características são peças fundamentais na composição do perfil de modelo mental de sucesso, contudo estudando o artigo apresentado como base para este trabalho surge outras características que seriam responsáveis pela composição de um perfil de modelo mental de sucesso, que são:
1) Valores e princípios morais, baseados no caráter, como justiça, honestidade, integridade, confiança, fé e ética, que ao comporem os modelos
mentais individuais, formam uma cultura organizacional de valor e eficaz.
2) Inteligência emocional. Saber lidar com as emoções consiste em uma das principais portas para o sucesso.
3) Pensamento complexo consiste em aprender a obter uma visão complexa do mundo, elaborando e implementando estratégias bem sucedidas.
4) Pensamento linear ou lógico serve para a realização de atividades práticas e rotineiras, para resolver questões pontuais relacionadas com
produtividade, eficiência e processos do cotidiano, que exigem racionalidade e feito imediato.
5) Competências técnicas e gerenciais, buscar resultados positivos com menor tempo, esforço e custo, ter capacidade de síntese e de processar informações, ser habilidoso em gerir recursos.
6) Criatividade é ter iniciativa, é sair do rotineiro e da normalidade.
7) Capacidade de relacionamento e de comunicação, relação direta com o trabalho em equipe, o líder é peça fundamental no sentido de conduzir os seus liderados a continuamente reverem os seus modelos mentais e o modo como estão aprendendo e colaborando com o grupo.
Nos resta demonstrar que muitos são os elementos ou características que podem compor um perfil de modelo mental de sucesso, pois inúmeras são as variáveis que influenciarão na formação deste, a exemplo podemos citar:
Qual o tipo de negócio que aquele deverá ser aplicado, o segmento ao qual este pertence, o nível de concorrência que está sujeito, o quanto o negócio é dependente da tecnologia, localização do negócio, qual o nível da mão de obra que será necessária, etc.
Não existe um perfil de modelo mental; como disse o próprio Professor Henrique Castelo Branco na aula do dia 11/08/2010 (mesa redonda)
ao responder uma pergunta de um aluno, enfatizou que: “Um modelo mental, não é uma receita, não há um modelo pronto e acabado, os modelos mentais são individuais e são formados a partir da leitura de cada individuo sobre o cenário ao qual é apresentado a ele, podendo este estar relacionado com questões profissionais ou até mesmo pessoais”.
Sob a égide deste raciocínio, ressaltaríamos que um perfil de modelo mental de sucesso sem dúvida terá a sua origem alicerçada em um conjunto de características e elementos, não se esquecendo dos quatro principais fatores responsáveis pela formação dos modelos mentais, pois são o cerne e a essência da sua formação, que são: o genético, o aprendizado inconsciente, o condicionamento e o significado.
Também é importante ressaltar que os modelos mentais são mutáveis, pois as pessoas estão constantemente interagindo com o meio que vivem e com isto, estão constantemente se modificando.
A própria busca pela informação no sentido de se adquirir conhecimento está ligada à evolução dos modelos mentais.
E conforme se pode observar no artigo apresentado ao enfatizar os comentários do autor Wind em sua obra “A força dos modelos mentais”, “os modelos mentais determinam a qualidade e o rumo da vida de cada pessoa.
Quando os modelos mentais não são atualizados, o indivíduo ou a empresa correm o risco de ficarem com um modelo completamente irrelevante para a situação atual”.
O artigo ainda apresenta que o autor Senge corrobora com o mesmo pensamento ao pronunciar que: “uma das formas de alterar os modelos mentais é gerar a capacidade de aprendizado por meio do autoconhecimento, reflexão e investigação profunda”.
É possível compreender que um modelo mental é fundamental para que o ser humano conduza a sua vida, seja no sentido pessoal como profissional, e este é formado a partir de fatores, características e elementos e o ser humano não tem qualquer influência sobre tais fatores, pois faz parte da sua própria natureza.
E é por este motivo que tecemos comentários acerca da necessidade do modelo mental estar sempre se evoluindo, porque nunca uma situação que se apresente será a igual à outra, principalmente se levarmos em questão o âmbito profissional, pois, o mundo está em evolução, vivemos nos tempos atuais sob a égide de um capitalismo extremamente acentuado, aonde este prega o consumo exacerbado, alicerçado em uma evolução tecno-científica, aonde se divulga que tudo isto é fundamental para a nossa sobrevivência e quem não acompanhar ficará para trás, “morrerá na praia”, além do que serão tachados de fracassados.
Os modelos mentais são e serão fundamentais no processo evolutivo e quem tiver um mínimo de sapiência procurará adaptar o seu modelo mental a esta nova realidade, não deixando de preservar alguns valores, principalmente os morais.
Modelos Mentais, Tomada de Decisão e Planejamento de Negócios.
O Professor Henrique Castelo ao começar abordar o tema modelos mentais apresenta o seguinte conceito: “SOUZA no diz que o Modelo Mental é como se fosse um programa em nosso cérebro”. Complementa ainda ressaltando: “é a base que cria as atitudes da pessoa diante da vida e faz com que uma pessoa desencadeie um processo que gere resultados em sua vida, sejam eles positivos ou não”.
Aprendemos que “somos reflexos de nossos modelos mentais. Somos o que nossos modelos mentais são capazes de ser.
Se tivermos modelos antiquados, limitados, equivocados, confusos, implica que teremos uma vida problemática, pois nossa visão, ação e reação será consequência de modos inadequados de entendimento da realidade”.
Os modelos mentais representam para o ser humano a sua pedra angular, o caminho a seguir e é ele quem constrói este caminho, tendo o livre arbítrio para conduzi-lo, fazendo a leitura de vários ambientes e identificando as ameaças e as oportunidades que o cercam.
Através desta avaliação, pode-se elaborar e programar estratégias e ações que o possibilitem alcançar os objetivos traçados.
Sobre o cerne deste entendimento acreditamos que uma organização terá sucesso, quando esta tiver a plena visão da importância dos modelos mentais e começar a agir promovendo o seu desenvolvimento e novas leituras.
Mas realizar este exercício de leituras somente não será o suficiente, é necessário promover um estudo mais acirrado, integrando as leituras realizadas, com um programa de ações e estratégias que permita atingir resultados satisfatórios e consequentemente o sucesso da organização.
A esta integração damos o nome de Planejamento do Negócio, este envolve o planejamento tático da organização, é o elo entre o sonho e a realidade, entre o futuro planejado e o resultado realizado, entre visão e ação.
O Professor Elton Schneider no material apresentado, trás os seguintes ensinamentos: “O Planejamento do Negócio funciona como um mapa do caminho a ser trilhado pela organização.
A primeira etapa da caminhada consiste em tornar a visão de futuro do negócio, em algo que possa ser visível a todos na organização.
A segunda etapa da caminhada envolve a coordenação, a integração e a abrangência dos planos.
Em terceiro lugar planejamos o negócio e seu futuro com um objetivo muito claro de controlar sua realização.
O planejamento de negócios precisa ser entendido como algo feito de maneira consciente, onde o lugar para onde queremos ir, será nos mostrado com indicadores de rumos a serem seguidos e metas a serem alcançadas, com decisões baseadas em informações e julgamentos”.
Os modelos mentais são a essência de tudo, pois definem as estratégias e ações a serem seguidas, somado ao Planejamento do Negócio, identifica-se onde se encontra a organização, onde se deseja chegar e como este processo será realizado.
Ter um planejamento do negócio e um planejamento estratégico não é sinônimo de sucesso, pois para que estas ferramentas funcionem adequadamente é necessário que os modelos mentais estejam em constante evolução, de forma que possam sempre estar aperfeiçoando os elementos e características que os formam, assim como descobrindo e desenvolvendo outras.
Todo este processo se faz necessário pelo simples motivo de que o mundo nos tempos atuais vem se desenvolvendo em escalas vertiginosas e esta evolução afeta diretamente o contexto das organizações, principalmente se lembrarmos de que o principal responsável por esta evolução é a tecnologia.
E esta não se mostra com indícios de que passará por um processo de desaceleração.
Conclusão
Diante de todo o contexto apresentado conclui-se que um modelo mental bem desenvolvido e em constante evolução sem dúvida nenhuma é o principal responsável pelo sucesso em uma organização e também pelo sucesso pessoal e profissional do ser humano, conclui-se também que, ter um planejamento de negócio e decisões sendo tomadas sob a égide de um modelo mental arcaico e desatualizado estará se fadando uma organização ao completo fracasso.
Porém, cultivando habilidades de pensar em novas direções transformaremos o negócio de nossa vida e a vida de nosso negócio, enxergando e aproveitando as oportunidades de transformação, com coragem e entendimento para ter pensamentos impossíveis e agindo sobre eles.
Pois foi graças ao poder de discernimento e adaptação a um mundo fabulosamente complexo que saímos das cavernas e chegamos até aqui.
Ainda teremos que evoluir muito mais. “Este é o segredo do sucesso”.
Referências CASTELO BRANCO, Henrique. Modelos Mentais e Tomada de Decisão: Guias de Estudos material da aula de Modelos Mentais e Tomadas de Decisão. Faculdade Internacional de Curitiba: MBA em Administração e Marketing, Núcleo Comum, 2010. SCHNEIDER, Elton.
Planejamento de Negócios: Guias de Estudos material da aula de Planejamento de Negócios. Faculdade Internacional de Curitiba:
Planejamento de Negócios: Guias de Estudos material da aula de Planejamento de Negócios. Faculdade Internacional de Curitiba:
MBA em Administração e Marketing, Núcleo Comum, 2010. SOUKI, Ômar.
Sua paixão é sua força. Colina, SP: Editora Academia da Inteligência, 2005. WATTLES, Wallace Delois. A ciência de ficar rico. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues; prólogo de Ed O´Neal. Rio de Janeiro:
Best Seller, 2007.
Sua paixão é sua força. Colina, SP: Editora Academia da Inteligência, 2005. WATTLES, Wallace Delois. A ciência de ficar rico. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues; prólogo de Ed O´Neal. Rio de Janeiro:
Best Seller, 2007.
Reflexão!
As pessoas fracas não podem ser sinceras. François La Rochefoucauld!