A INFLUÊNCIA DOS MODELOS MENTAIS NO PROCESSO DE MUDANÇA E NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL.

O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.
Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder. Lao-Tsé.





RESUMO:  Este  artigo  tem  como  objetivo  apresentar  a  influência  dos modelos mentais  no  processo  de  mudança  e  no desempenho organizacional,  bem  como auxiliar  a  organização  e  gestores nas  tomadas  de  decisões  e  planejamento  de negócios. 

A eficiência da utilização dos mapas mentais no dia a dia, mostra que é possível  mudar  hábitos  e  conceitos através  do  aprendizado  dos  modelos
mentais proporcionando o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. 

1.  INTRODUÇÃO De  acordo  com  Wallace  D.  Wattles  -  “Existem  três motivos  para  a  nossa existência. Vivemos para o corpo, para a mente e para a alma”. “Sabemos que a vida real significa a expressão completa de tudo o que o homem pode transmitir por meio do corpo, da mente e da alma”.   

Esse conjunto de transmissões que o homem produz, de acordo com a visão filosófica de Rohden, advém da capacidade de perceber relações,montar imagens dessas  relações e  com elas  fixar leis  que  irão  orientar  o  homem em  seu  viver,  e estas por seu turno são classificadas como modelos mentais.                                                              

Nesta esteira é importante lembrar que ninguém é igual a ninguém, e neste mesmo sentido, dificilmente se encontrará modelos mentais semelhantes.

De acordo com  o  artigo  apresentado  “o  modelo  mental  é  a  base  que cria  as atitudes  da  pessoa  diante  da  vida  e  faz  com  que  uma pessoa desencadeie  um processo  que  gere  os  resultados  em  sua  vida,  sejam eles  positivos  ou  não”.  

Os modelos mentais representam para os homens o seu norte, o seu caminho a seguir, pois é o próprio homem que constrói este caminho, tendo o livre arbítrio para mudá-lo  ou  adaptá-lo  da  melhor  forma.  

A  este  processo  damos  o  nome  de  tomada  de decisão, aonde o  homem por  meio  de  uma leitura  de  vários  ambientes  consegue identificar as ameaças  e  as  oportunidades  que  o  cercam,  e  com  base  nesta avaliação, elabore  e  programe  estratégias  e  ações  que  o  possibilite alcançar  os objetivos traçados.

Ainda no âmbito do artigo apresentado (apud) Senge (1999), “são os modelos mentais de cada indivíduo que definem sua maneira de perceber o mundo e o que está ocorrendo ao seu redor, ou seja, definem como ele pensa e age”.   



2.  DESENVOLVIMENTO Perfil de Modelo Mental     

Ômar  Souki  em  sua  obra  Sua  Paixão  é  a  Sua  Força,  aborda  de  forma absolutamente inteligente questões relacionadas a grandes gênios empresariais.

Sob este enfoque o autor conceitua que: “Gênios empresariais são pessoas que  desenvolvem  um  alto  grau  de  liderança  nos  negócios. 

Estabelecem  padrões elevados para suas empresas e para o seu ramo de negócios.

Os gênios empresários possuem características fundamentais que são:  

a) Iniciativa, a pessoa com iniciativa não espera acontecer, ela faz acontecer.

b) Missão  impossível,  os  gênios  se  propõem  a  realizar  coisas  praticamente impossíveis.

c)  Criatividade, é preciso inovar para conseguir resultados diferenciados. 

Não é necessário  fazer  algo  totalmente  novo,  mas  é  importante  dar colorações distintas a produtos e serviços já conhecidos.

d)  Comunicação,  o  ser  humano  pode  fazer  muito  sozinho,  porém  quando trabalha  em  equipe  é  capaz  de  realizar  muito  mais. 

O  trabalho  em  equipe depende  da  comunicação. 

Os gênios  empresariais  conseguem  aglutinar pessoas para o trabalho direcionado para a conquista de metas elevadas. 

e) Ação eficaz, é o habito de fazer as coisas mais importantes em primeiro lugar. 

f) Energia infinita está ligada ao entusiasmo com que se entrega aos negócios. 

g) Congruência  está  relacionada  com a  capacidade  de  pensar,  falar e agir na mesma direção, é a concentração do foco mental na harmonia de ações. 


Estas  características  são  peças  fundamentais  na  composição  do  perfil de modelo mental de sucesso, contudo estudando o artigo apresentado como base para  este  trabalho  surge  outras  características  que  seriam responsáveis  pela composição de um perfil de modelo mental de sucesso, que são: 

1) Valores e princípios morais, baseados no caráter, como justiça, honestidade, integridade,  confiança,  fé  e  ética,  que  ao  comporem  os  modelos 

 mentais individuais, formam uma cultura organizacional de valor e eficaz. 

2) Inteligência  emocional.  Saber  lidar  com  as  emoções  consiste  em  uma  das principais portas para o sucesso. 

3) Pensamento complexo consiste em aprender a obter uma visão complexa do mundo, elaborando e implementando estratégias bem sucedidas. 

4) Pensamento linear ou lógico serve para a realização de atividades práticas e rotineiras,  para  resolver  questões  pontuais  relacionadas  com  

produtividade, eficiência e processos do cotidiano, que exigem racionalidade e feito imediato.                                                                             
                                                              
5) Competências técnicas e gerenciais, buscar resultados positivos com menor tempo, esforço e custo, ter capacidade de síntese e de processar informações, ser habilidoso em gerir recursos.  

6) Criatividade é ter iniciativa, é sair do rotineiro e da normalidade. 

7) Capacidade  de  relacionamento  e  de  comunicação,  relação  direta  com o trabalho em equipe, o líder é peça fundamental no sentido de conduzir os seus liderados  a continuamente  reverem os  seus  modelos  mentais  e  o modo como estão aprendendo e colaborando com o grupo.  


Nos resta demonstrar que muitos são os elementos ou características que podem compor um perfil  de  modelo  mental  de  sucesso,  pois inúmeras  são  as  variáveis  que influenciarão na formação deste, a exemplo podemos citar: 

Qual o tipo de negócio que  aquele  deverá  ser  aplicado,  o  segmento  ao qual  este  pertence,  o  nível  de concorrência  que  está  sujeito,  o  quanto o  negócio  é  dependente  da  tecnologia, localização do negócio, qual o nível da mão de obra que será necessária, etc.    

Não  existe  um  perfil  de  modelo  mental;  como  disse  o  próprio Professor Henrique Castelo Branco na aula do dia 11/08/2010 (mesa redonda) 

ao responder uma pergunta de um aluno, enfatizou que: “Um modelo mental, não é uma receita, não  há  um  modelo  pronto  e  acabado,  os  modelos mentais  são  individuais  e  são formados a partir da leitura de cada individuo sobre o cenário ao qual é apresentado a  ele,  podendo  este estar  relacionado  com  questões  profissionais  ou  até  mesmo pessoais”.    

Sob a égide deste raciocínio, ressaltaríamos que um perfil de modelo mental de  sucesso  sem  dúvida  terá  a  sua  origem  alicerçada  em  um conjunto de características  e  elementos,  não  se  esquecendo  dos  quatro  principais  fatores responsáveis pela formação dos modelos mentais, pois são o cerne e a essência da sua formação, que são: o genético, o aprendizado inconsciente, o condicionamento e  o  significado.  

Também  é  importante  ressaltar  que  os  modelos  mentais  são mutáveis, pois as pessoas estão constantemente interagindo com o meio que vivem e com isto, estão constantemente se modificando. 

A própria busca pela informação no sentido de se adquirir conhecimento está ligada  à  evolução  dos  modelos  mentais.  

E  conforme  se  pode observar  no  artigo apresentado ao enfatizar os comentários do autor Wind em sua obra “A força dos modelos mentais”, “os modelos mentais determinam a qualidade e o rumo da vida de cada pessoa. 

Quando os modelos mentais não são atualizados, o indivíduo ou a empresa correm o risco de ficarem com um modelo completamente irrelevante para a situação  atual”.  

O  artigo  ainda  apresenta  que  o  autor  Senge  corrobora  com  o mesmo pensamento  ao  pronunciar  que:  “uma  das  formas  de  alterar  os  modelos mentais  é  gerar  a  capacidade  de  aprendizado  por  meio  do autoconhecimento, reflexão e investigação profunda”. 

É possível compreender que um modelo mental é fundamental para que o ser humano  conduza  a  sua  vida,  seja  no  sentido pessoal  como profissional,  e  este  é formado  a  partir  de fatores,  características  e  elementos  e  o  ser  humano  não  tem qualquer influência sobre tais fatores, pois faz parte da sua própria natureza.  

E  é  por  este  motivo  que  tecemos  comentários  acerca  da  necessidade do modelo  mental  estar  sempre  se  evoluindo,  porque  nunca uma situação que  se apresente  será  a  igual  à  outra,  principalmente  se  levarmos  em questão  o  âmbito profissional,  pois,  o  mundo  está  em evolução,  vivemos nos  tempos  atuais  sob  a égide  de  um  capitalismo  extremamente acentuado,  aonde  este  prega  o  consumo exacerbado,  alicerçado  em  uma evolução  tecno-científica,  aonde  se  divulga  que tudo isto é fundamental para a nossa sobrevivência e quem não acompanhar ficará para trás, “morrerá na praia”, além do que serão tachados de fracassados. 

Os modelos mentais são e serão fundamentais no processo evolutivo e quem tiver um mínimo de sapiência procurará adaptar o seu modelo mental a esta nova realidade, não deixando de preservar alguns valores, principalmente os morais.  



Modelos Mentais, Tomada de Decisão e Planejamento de Negócios.

O Professor Henrique Castelo ao começar abordar o tema modelos mentais apresenta  o  seguinte  conceito:  “SOUZA  no  diz  que  o  Modelo Mental  é como  se fosse um programa em nosso cérebro”. Complementa ainda ressaltando: “é a base que  cria  as  atitudes  da  pessoa  diante  da  vida  e  faz  com  que  uma  pessoa desencadeie um processo que gere resultados em sua vida, sejam eles positivos ou não”.

Aprendemos que  “somos reflexos de nossos modelos mentais. Somos o que nossos modelos mentais são capazes de ser. 

Se tivermos modelos antiquados, limitados, equivocados, confusos, implica que teremos uma vida problemática, pois nossa  visão,  ação  e  reação  será consequência  de modos  inadequados  de entendimento da realidade”.    

Os modelos mentais representam para o ser humano a sua pedra angular, o caminho  a  seguir  e  é  ele  quem  constrói  este  caminho,  tendo  o livre arbítrio  para conduzi-lo, fazendo a leitura de vários ambientes e identificando as ameaças e as oportunidades que o cercam. 

Através desta avaliação, pode-se elaborar e programar estratégias e ações que o possibilitem alcançar os objetivos traçados.    

Sobre  o  cerne  deste  entendimento  acreditamos  que  uma  organização terá sucesso,  quando  esta  tiver  a  plena  visão  da  importância dos modelos  mentais  e começar a agir promovendo o seu desenvolvimento e novas leituras.    

Mas  realizar  este  exercício  de  leituras  somente  não  será  o  suficiente, é necessário  promover  um  estudo  mais  acirrado,  integrando  as leituras realizadas, com um programa de ações e estratégias que permita atingir resultados satisfatórios e consequentemente o sucesso da organização.    

A esta integração damos o nome de Planejamento do Negócio, este envolve o planejamento  tático  da  organização, é  o  elo entre  o  sonho  e a realidade, entre o futuro planejado e o resultado realizado, entre visão e ação. 

O  Professor  Elton  Schneider  no  material  apresentado,  trás  os  seguintes ensinamentos:  “O  Planejamento do Negócio funciona  como  um  mapa  do caminho  a ser trilhado pela organização. 

A  primeira  etapa  da  caminhada  consiste  em  tornar  a  visão  de futuro do negócio,  em  algo  que  possa  ser  visível  a  todos  na  organização. 

A segunda etapa da caminhada envolve a coordenação, a integração e a abrangência dos  planos. 

Em  terceiro  lugar  planejamos  o  negócio  e  seu  futuro  com  um objetivo muito claro de controlar sua realização. 

O planejamento de negócios precisa ser  entendido  como  algo  feito de maneira  consciente,  onde  o  lugar  para  onde queremos  ir,  será  nos mostrado  com  indicadores  de  rumos  a  serem  seguidos  e metas a serem alcançadas, com decisões baseadas em informações e julgamentos”.   

Os modelos mentais são a essência de tudo,  pois definem as estratégias e ações a serem seguidas, somado ao Planejamento do Negócio, identifica-se onde se  encontra  a  organização,  onde  se  deseja  chegar  e  como  este processo  será realizado.   

Ter  um  planejamento  do  negócio  e  um planejamento  estratégico não  é sinônimo de sucesso, pois para que estas ferramentas funcionem adequadamente é necessário que os modelos mentais estejam em constante evolução, de forma que possam sempre estar aperfeiçoando os elementos e características que os formam, assim como  descobrindo  e  desenvolvendo outras.  

Todo  este  processo  se  faz necessário  pelo  simples  motivo  de  que  o mundo  nos  tempos  atuais  vem  se desenvolvendo  em  escalas vertiginosas e  esta  evolução  afeta  diretamente  o contexto  das  organizações, principalmente  se  lembrarmos  de  que  o  principal responsável por esta evolução é a tecnologia. 

E esta não se mostra com indícios de que passará por um processo de desaceleração.



Conclusão 

Diante de todo o contexto apresentado conclui-se que um modelo mental bem desenvolvido  e  em  constante evolução  sem  dúvida  nenhuma  é  o principal responsável pelo sucesso em uma organização e também pelo sucesso pessoal e profissional do ser humano, conclui-se também que, ter um planejamento de negócio e  decisões  sendo  tomadas  sob  a  égide  de  um modelo  mental  arcaico  e desatualizado estará se fadando uma organização ao completo fracasso. 

Porém, cultivando habilidades de pensar em novas direções transformaremos o negócio de nossa vida e a vida de nosso negócio, enxergando e aproveitando as oportunidades  de  transformação,  com  coragem  e entendimento  para  ter pensamentos  impossíveis  e  agindo  sobre  eles. 

Pois  foi  graças  ao  poder  de discernimento e adaptação a um  mundo fabulosamente complexo que saímos das cavernas  e  chegamos  até  aqui. 

Ainda  teremos  que  evoluir  muito  mais.  “Este  é  o segredo do sucesso”. 

Referências  CASTELO BRANCO, Henrique. Modelos Mentais e Tomada de Decisão: Guias de Estudos material  da  aula  de  Modelos Mentais  e Tomadas  de  Decisão. Faculdade  Internacional  de  Curitiba:  MBA  em Administração  e  Marketing,  Núcleo Comum, 2010.  SCHNEIDER, Elton. 

Planejamento  de  Negócios:  Guias  de  Estudos material da aula de Planejamento de Negócios. Faculdade Internacional de Curitiba: 


MBA em Administração e Marketing, Núcleo Comum, 2010.  SOUKI,  Ômar. 

Sua  paixão  é  sua  força.  Colina,  SP:  Editora  Academia  da Inteligência, 2005.  WATTLES,  Wallace  Delois.  A  ciência  de  ficar  rico.  Tradução  de Aulyde  Soares Rodrigues; prólogo de Ed O´Neal. Rio de Janeiro: 

Best Seller, 2007. 


Reflexão!

As pessoas fracas não podem ser sinceras. François La Rochefoucauld!



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CONHECIMENTO ! - É o poder que desenvolve o indíviduo. SABEDORIA - Qualidade magnífica que transforma comportamentos e organiza habilidades para exercer com excelência os nossos talentos, em favor do próximo.

 
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